top of page

Parcerias para um novo modelo econômico

SUPPORT THE CHILDREN

Intercâmbio
Reciprocidade

Se refere a busca por recursos públicos ou privados que possam ser redistribuídos a partir de projetos elaborados pela cooperativa. Além disso, a redistribuição também é entendida na perspectiva da tijela, em que instituições ou pessoas que tenham acumulado recursos (materiais ou de conhecimentos) possam compartilhá-los conosco.

 

Exemplos: editais governamentais; trabalhos voluntários; apoio de sujeitos ou instituições a ações da cooperativa em trabalho ou espécie.

Se refere a trocas entre pessoas - queremos estabelecer relações que privilegiem o laço entre os sujeitos e destes com a natureza, pois consideramos que a força do coletivo é fundamental para a sustentação econômica e psíquica dos atores. 

 

Exemplos: inserção em redes de economia social, agroecológicas, de economia solidária e de economia criativa; realização de clubes de troca, confraternizações; mutirões de ajuda mútua.

Se refere as negociações no mercado - queremos estabelecer trocas com instituições que tenham ações responsáveis com o mundo, tanto na compra, como na venda de produtos e serviços, respeitando os trabalhadores envolvidos neste processo em sua integralidade.

 

Exemplos: comprar e vender serviços para empreendimentos econômicos solidários;contruir oferta e demanda conjunta aos associados, se articulando com comunidades vizinhas; buscar uma perspectiva do preço justo e de comércio ético, juntamente com a retomada do vínculo entre contratantes e contradados.

 

Beneficiar todos os seres

A Cooperativa Bodisativa tem como objetivo promover o bem-estar entre os seres humanos e destes com a natureza, através do cuidado de si, do outro e do mundo. Assim, nos organizamos a partir dos referenciais da Economia Solidária e da Economia Criativa, utilizando como estratégia de inserção econômica, os princípios da economia plural, que são:   

Redistribuição
bottom of page